infografico_iptu_copia

Índice de inadimplência atingiu 12,08% em Itu, no ano passado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu )

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2014 estão sendo distribuídos aos moradores de Itu (SP), desde o dia 20 de dezembro do ano passado. Ao todo, a prefeitura vai entregar 61,8 mil carnês até o dia 12 de janeiro. Com o recebimento do pagamento, a expectativa de arrecadação é de aproximadamente R$ 46.832.398. O reajuste para este ano é de 5,6866%, correspondente à variação do INPC-IBGE no período de outubro de 2012 a setembro de 2013, informou a prefeitura.

Os moradores podem optar pelo pagamento de cota única com 10% de desconto e vencimento no dia 31 de janeiro, cota única com 5% de desconto e vencimento em 28 de fevereiro ou cota única com 3% de desconto e vencimento no dia 31 de março. O carnê para pagamentos parcelados pode ter de uma a 11 parcelas.

Imóveis pertencentes a aposentados, pensionistas e viúvas são isentos do pagamento, desde que o proprietário comprove o recebimento de, no máximo, três salários mínimos mensais e de que possua um único imóvel, usado como residência própria, com área de construção limitada de até 200 m².

Os munícipes que não forem encontrados em casa e não receberem o carnê podem obter a segunda via do documento pelo site www.itu.sp.gov.br ou pessoalmente no setor de Cadastro Imobiliário do Centro Administrativo Municipal, localizado na avenida Itu 400 Anos, 111, no Itu Novo Centro.

Redução da inadimplência

O índice de inadimplência do IPTU atingiu 12,08% em Itu no ano passado, 15% a menos do que em 2012, quando o índice foi de 13,87%, informou a prefeitura.

Os programas de incentivo ao pagamento do IPTU, iniciados em abril de 2007, quando a inadimplência atingia 39%, vêm fazendo com que a cidade reduza significativamente os índices.

Alguns programas foram implantados para incentivar o pagamento em dia do IPTU, como o ‘IPTU Fest Prêmios’, o ‘IPTU Em Dia Dá Prêmios’ e o Centro de Atendimento da Dívida Ativa (Cada), que atua no assessoramento dos contribuintes com referência aos seus débitos.