Está sendo intensificada em Itú a cobrança e a fiscalização sobre os devedores. Uma reunião para elaborar e discutir medidas para fechar o cerco aos inadimplentes aconteceu neste mês de fevereiro, reunindo também representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e técnicos do CADA (Central de Atendimento da Dívida Ativa).
Durante mais de duas horas foram expostas ideias e sugestões que deverão tornar mais ativa a cobrança, cumprindo assim uma exigência legal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Medidas legais e fiscalização mais rígida serão tomadas diante dos devedores, uma vez que, segundo acordado na reunião, não há planos de anistia aos inadimplentes.
No encontro, também foi exposto que os agentes de fiscalização Secretaria de Economia e Finanças constataram uma dívida de R$ 1,7 milhão somente em ISS (Imposto Sobre Serviço) devido por empresas locais no mês de janeiro deste ano. Os agentes passam por treinamento constante e estão devidamente equipados com computadores e veículos, para a realização de suas ações fiscalizadoras, conforme explica a Secretaria de Finanças.
A recomendação da Prefeitura aos devedores é a de que busquem regularizar suas situações junto aos cofres públicos quanto antes. Os contribuintes que quiserem estudar uma renegociação ou parcelamento de suas dívidas podem procurar uma das unidades do CADA (Centro de Atendimento da Dívida Ativa), sendo uma na Rua Bartolomeu Taddei no centro da cidade e outra no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, no Cidade Nova.